Presidente do TSE recebe relator da comissão especial sobre reforma política na Câmara

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral recebeu, nesta segunda-feira (2), em seu gabinete, o deputado Marcelo Castro, relator da comissão especial sobre reforma política na Câmara dos Deputados.  O parlamentar convidou o ministro para proferir uma palestra sobre o tema, na próxima terça-feira (10), na Câmara, e aproveitou para apresentar uma cartilha contendo alguns aspectos relevantes para melhorar o sistema político no Brasil.

Ao final da reunião, o ministro Dias Toffoli confirmou presença na sessão temática e reafirmou seu posicionamento sobre o assunto. “Já tive a oportunidade de dizer que o tema é algo que compete ao Congresso Nacional, que deve discutir e deliberar a respeito de uma nova forma de existência dos partidos políticos e uma nova forma de sistema político eleitoral e partidário no Brasil”.

Para o deputado, a participação do ministro é fundamental em razão de sua experiência e dedicação a essa questão ao longo dos anos. “Ninguém pode ter mais autoridade no país para tratar de um assunto tão importante para a sociedade brasileira, como o presidente do TSE”, declarou.

Segundo o parlamentar, existe uma necessidade efetiva de atualização do sistema eleitoral. “Nós temos as campanhas mais caras do mundo e uma influência excessiva do poder econômico no resultado dos pleitos eleitorais”. Para Marcelo Castro, é preciso fazer uma reforma política que torne o sistema eleitoral mais racional , oportunizando uma igualdade de condições aos candidatos e fortalecendo os partidos políticos.

“É necessário que os partidos tenham mais coesão interna, conteúdo programático ideológico e, sobretudo, que nós tenhamos um sistema eleitoral que seja indutor das boas práticas políticas”, finalizou.

RC/JP

ARTIGO DO MÊS: RODRIGO ZÍLIO

A pré-campanha: limites e vedações

Rodrigo López Zilio

Jurisprudência Comentada

Infidelidade partidária para os cargos majoritários – Análise de um caso concreto

Luciana Lóssio

[...]

Parceiros