Reunião sobre divulgação de resultados das Eleições 2018

Primeira reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (9). Hoje à tarde, a partir das 14h30, será realizado um segundo encontro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início, nesta segunda-feira (9), à fase de preparação para que instituições e veículos de comunicação interessados em divulgar os resultados das eleições possam utilizar os dados gerados diretamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A medida permite que emissoras de TV, de rádio, grandes portais de internet e jornais, por exemplo, possam informar os votos recebidos por cada candidato no dia da eleição em tempo real, a partir do encerramento da votação, às 17h.

O chefe da Seção de Totalização e Divulgação dos Resultados do TSE (Setot), Júlio Valente, conduziu a reunião e explicou que a participação dos órgãos de imprensa permite a disseminação das informações de forma democrática. “A imprensa brasileira é muito pulverizada e consegue ter uma capilaridade que nós, sozinhos, não teríamos. Então, são parceiros fundamentais para fazer a informação chegar ao cidadão”, afirmou.

Nesta primeira reunião, foram convidados os gestores das instituições, que puderam conhecer as regras de utilização dos dados e arquivos que serão fornecidos pelo TSE. Além de conhecer o passo a passo desse processo, os participantes foram alertados para a proibição de alterar qualquer conteúdo divulgado pelo Tribunal, bem como sobre a impossibilidade de cobrar por tais serviços, que são totalmente gratuitos.

Veja mais

Powered by WPeMatico