Sistemas que serão utilizados nas urnas eletrônicas foram assinados digitalmente pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, e pelo vice-procurador eleitoral, Humberto Jacques
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na manhã desta quinta-feira (6), a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais. Os programas que serão utilizados nas urnas eletrônicas nas eleições deste ano foram assinados, por meio de certificação digital, pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, pelo vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques, e pelo perito criminal da Polícia Federal, Marcelo Silva.
O evento ocorreu na Sala Multiuso, localizada no subsolo do TSE, em Brasília, e contou também com a presença dos demais ministros da Corte, do secretário-geral adjunto do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Lavocat, e de outras autoridades convidadas.
Em seguida à assinatura digital, foram calculados os resumos digitais (hashes dos programas) e realizada a gravação dos programas em mídias não regraváveis (CD-R). Após essa etapa, a ministra Rosa Weber e as demais autoridades assinaram fisicamente os CD-Rs, que foram acondicionados em envelopes lacrados e também assinados. Por fim, as autoridades se dirigiram à sala-cofre do TSE, localizada no anexo da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), para a guarda do material.
Cópias dos programas lacrados hoje serão distribuídas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para que serem inseridos nas urnas eletrônicas, juntamente com os dados de eleitores e de candidatos, nas denominadas cerimônias de Carga e Preparação. Cada TRE tem seu cronograma de preparação e carga estabelecido conforme sua logística, o que deve ocorrer a partir do dia 17 de setembro.
Powered by WPeMatico
Comentários