Evento promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), nesta quinta-feira (17), reuniu especialistas no enfrentamento de notícias falsas
Representando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a assessora-chefe de Comunicação (Ascom) da Corte, Ana Cristina Rosa, proferiu palestra nesta quinta-feira (17), durante o seminário “Desinformação: Antídotos e Tendências”, promovido pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ), com o apoio da Google News Initiative, do jornal Propmark e da Unibes Cultural. A jornalista foi uma das palestrantes do painel “Desinformação nas eleições”.
Em sua exposição, a assessora-chefe explicou que, a partir da experiência vivida nas Eleições Gerais de 2018 em relação à desinformação direcionada à Justiça Eleitoral, à segurança da urna eletrônica e ao processo eleitoral, o TSE decidiu debater o assunto e preparar o terreno para estabelecer defesas contra esse fenômeno digital, que, segundo ela, deve ser novamente enfrentado nas Eleições Municipais de 2020.
“Nós entendemos que a desinformação é inimiga da democracia. Mas é importante salientar que a atuação da Justiça Eleitoral esteve restrita ao âmbito da desinformação diretamente relacionada à segurança do processo eleitoral brasileiro. Sabemos que não temos estrutura para fazer frente ao problema como um todo, aliás, não só nós, mas instituição alguma. De maneira isolada, não há como enfrentar o problema da desinformação”, afirmou.
Na ocasião, Ana Cristina Rosa falou também sobre o Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, ao qual 35 instituições parceiras já aderiram. A finalidade do programa é enfrentar os efeitos negativos causados pelas notícias falsas à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral, à realização das eleições e aos atores envolvidos no pleito.
Powered by WPeMatico
Comentários