Juiz auxiliar da presidência Ricardo Fioreze e a assessora-chefe de Comunicação, Ana Cristina Rosa, participam de painel

Juiz auxiliar da Presidência do TSE e assessora-chefe de Comunicação da Corte Eleitoral falaram sobre o tema

Na tarde desta sexta-feira (6), o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Fioreze e a assessora-chefe de Comunicação do Tribunal, Ana Cristina Rosa, ministraram a palestra “Estratégias de Combate às Fake News”, no III Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário, em Brasília. Ambos apresentaram um panorama sobre o Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE, bem como apontaram as principais ações realizadas pela Comunicação do órgão para conscientizar a população sobre os malefícios da disseminação de informações falsas.

Ricardo Fioreze, que também é coordenador do grupo gestor do Programa, fez uma síntese das principais ações e providências adotadas para enfrentar a divulgação da desinformação durante as Eleições 2018, e falou sobre as novas estratégias do órgão para combater a propagação de informações falsas nas Eleições Municipais de 2020.

Para o magistrado, as características do fenômeno da desinformação trazem sérios riscos à imagem e à própria atuação das instituições em geral. Contudo, no caso da Justiça Eleitoral, é o próprio processo eleitoral brasileiro que é posto em risco. “Isso nos traz a óbvia conclusão de que nós precisamos buscar, como solução, ações que resultem na participação ampla, de iniciativa dos diversos atores sociais. Nós temos aqui um fenômeno cuja solução envolve uma responsabilidade difusa e cujos meios e soluções são de curto, médio e longo prazos”, disse Fioreze. 

Comunicação

Veja mais

Powered by WPeMatico