Sessão será transmitida a partir das 19h pelo canal da JE no YouTube e pela TV Justiça
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta terça-feira (23), a partir das 19h, mais uma sessão de julgamento por videoconferência. Os ministros devem analisar uma das ações que pedem a cassação dos diplomas de Jair Messias Bolsonaro e Hamilton Martins Mourão, então candidatos aos cargos de presidente e de vice-presidente da República nas Eleições Gerais de 2018. O relator da ação é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Og Fernandes.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) em análise foi ajuizada no TSE pela coligação “O Povo Feliz de Novo”. A coalizão aponta suposto abuso do poder econômico por parte dos então candidatos, caracterizado pela colocação de outdoors com padrões e mensagens semelhantes de “caráter eleitoral” em pelo menos 33 municípios, distribuídos em 13 estados, o que demonstra “potencial suficiente a comprometer o equilíbrio do pleito eleitoral de 2018”.
A pauta ainda traz vários recursos envolvendo prestações de contas de candidatos eleitos e não eleitos no pleito de 2018. Entre eles, está um recurso relativo à prestação de contas de campanha de André Francisco de Souza Gutierres, candidato a deputado estadual nas Eleições de 2018. Ele teve as contas desaprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). O julgamento será retomado com voto-vista do ministro Og Fernandes.
O Plenário também deve analisar a prestação de contas do Diretório Estadual do Democratas (DEM) na Bahia referente às Eleições de 2018, que foram desaprovadas pelo TRE baiano. O ministro Sérgio Banhos é o relator do processo.
Powered by WPeMatico
Comentários