Vídeos usam descontração para informar, conscientizar e combater desinformação, sobretudo entre os mais jovens
“O Brasil terá a cara de quem comparecer para votar, e o seu voto tem poder. Ajude a fazer um país melhor e maior!” Com essa mensagem o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inaugurou o perfil do Tribunal no TikTok no dia 3 de outubro de 2020. De lá para cá, nesses quase 10 meses, mais de 33 mil seguidores atenderam ao convite e passaram a seguir o Tribunal nessa nova rede social.
Veja o vídeo no canal do TSE no YouTube.
Os mais de 180 vídeos que o TSE já publicou não são muito diferentes do que normalmente se vê na plataforma: lá também tem as famosas dancinhas, dublagens, paródias e desafios (os chamados challenges). Mas isso tudo é usado como ferramenta para levar informação e conscientização ao público mais jovem, sempre de forma bem-humorada e descontraída.
A repercussão tem sido ótima. Para se ter uma ideia, o vídeo com informações sobre os protocolos sanitários para as Eleições Municipais de 2020 alcançou mais de 1 milhão e 200 mil visualizações. No total, a página junta mais de 341 mil curtidas. O sucesso do TSE no TikTok recentemente chamou a atenção da mídia especializada, sobretudo por causa do seu uso contra a campanha de desinformação a respeito do voto eletrônico no Brasil.
Inclusive, o TSE e o TikTok firmaram uma parceria para combater a disseminação da desinformação na campanha eleitoral do ano passado.
Powered by WPeMatico
Comentários