Eventos do TSE e criação de medalha comemoraram a data em 2022
A posse do ministro Edson Fachin na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 22 de fevereiro, coincidiu com o início da celebração dos 90 anos da Justiça Eleitoral (JE) e da conquista do voto feminino no Brasil, comemorados no dia 24 de fevereiro.
Na oportunidade, o ministro destacou o privilégio, como magistrado e cidadão, de comandar a Corte Eleitoral na passagem de uma data tão simbólica para a cidadania de brasileiras e brasileiros e para o fortalecimento da democracia em nosso país. “A Justiça Eleitoral dá neste memorial de 90 anos o seu testemunho de também ser, na sociedade, um instrumento da paz, porquanto as eleições são o meio não violento de enfrentar e resolver dissensos sociais e políticos”, ressaltou Fachin na ocasião.
Homenagens
A temporada de celebrações começou com o descerramento de uma placa alusiva à data e a criação de uma página especial no Portal do TSE contendo diversas informações sobre a atuação do Tribunal nessas nove décadas e o início do voto feminino no país. Ainda em fevereiro, foi lançada uma nova edição do livro que registra todos os presidentes do TSE desde 1932, com as respectivas biografias.
Powered by WPeMatico
Comentários