Opinião foi manifestada por especialistas estrangeiros durante o debate de abertura do evento, que acontece hoje (21) na sede do TSE, em Brasília
Especialistas falaram, na manhã desta quinta-feira (21), sobre a experiência de combate às notícias falsas em países europeus durante o Seminário Internacional Fake News: Experiências e Desafios. O evento é organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com a União Europeia.
O diretor-geral da DG Connect, Roberto Viola, afirmou que a desinformação é um fenômeno novo que faz parte da vida nas mídias sociais. Por essa razão, enfatizou a necessidade de fortalecer os grupos de fact-checking para identificar tentativas sistemáticas de distorcer a verdade.
Ele participou do seminário por meio de um vídeo gravado para falar sobre sua experiência com o tema. Ele está à frente da organização que é responsável pela política da União Europeia em matéria de mercado único digital, segurança da internet e ciência e inovação digital.
Viola afirmou que as notícias falsas são disseminadas com mais velocidade que as notícias verdadeiras. Por essa razão, argumentou, é preciso investir na educação da população. “É algo tão novo que as novas gerações ainda não sabem tratar com a mídia de forma mais crítica”, disse ele, ao afirmar que o desafio é ensinar os professores a entender o mundo digital.
Powered by WPeMatico
Comentários