Cerimônia da Justiça Eleitoral Itinerante

Ao ressaltar a centralidade das mulheres na construção da sociedade, campanha da Escola Judiciária Eleitoral catarinense aponta para a necessária ampliação da participação feminina na política

Corrigir uma distorção histórica e apontar para a necessidade da inclusão das mulheres no processo eleitoral brasileiro por meio de mais candidaturas femininas. Essa foi a tônica dos discursos de ministros do TSE e demais autoridades eleitorais durante o lançamento da campanha “Mulheres na Política – Elas Podem. O País Precisa”, realizado durante o programa Justiça Eleitoral Itinerante nesta segunda-feira (23), em Florianópolis, Santa Catarina (SC).

O lema da campanha foi elogiado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, que o comparou ao utilizado na campanha de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos, cujo slogan era “Yes, we can” (Sim, nós podemos). “Aqui elas podem e o país precisa, o que é muito mais significativo”, ponderou o ministro, complementando que “a democracia pressupõe, acima de tudo, a igualdade de todos”.

Coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral catarinense (EJESC), a campanha ressalta a grandiosidade de mulheres que fizeram história no país e não se sujeitaram ao papel de coadjuvantes das próprias vidas, como Antonieta de Barros (na política), Maria da Penha (na luta pela defesa das mulheres) e Tarsila do Amaral (nas artes).

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, defendeu que “as mulheres devem ocupar o espaço que sempre foi de fato e de direito delas, constitucionalmente assegurado”.

Veja mais

Powered by WPeMatico