Vice-presidente será o ministro Alexandre de Moraes
Na sessão de encerramento do Ano Judiciário nesta sexta-feira (17), os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes foram eleitos presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A posse ocorrerá após o término do mandato do ministro Luís Roberto Barroso na Presidência do Tribunal, em fevereiro de 2022.
O ministro Fachin comandará o TSE até 17 de agosto do ano que vem. No cargo, dará continuidade ao processo de preparação das eleições, iniciado com o “Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2022”, realizado em outubro a partir da abertura dos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação, um ano antes do pleito. Na preparação para as eleições do próximo ano, o TSE já realizou também o Teste Público de Segurança (TPS), em novembro, e aprovou todas as resoluções.
Eleição para os cargos
A eleição dos ministros ocorreu em Plenário, com o uso de urna eletrônica e sob o comando do ministro Barroso. Após a extração da zerésima (que mostrou que não havia nenhum voto registrado na urna), os ministros se dirigiram ao equipamento para votar. Coube ao ministro Carlos Horbach, após receber o Boletim de Urna (BU), anunciar a eleição de Fachin para presidente do Tribunal por seis votos a um.
Powered by WPeMatico
Comentários