Especialistas do CTI visitam depósito de urnas no TRE do Pará 15.07.2022

Vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, órgão fará sugestões para melhorar condições de armazenamento das urnas

Quatro especialistas do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizaram nesta quarta-feira (13) uma visita ao depósito das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). O CTI Renato Archer faz análise técnica de hardware, tanto nos protótipos das urnas quanto nas já montadas para detectar e reduzir as chamadas falhas não aleatórias.

Equipamentos eletrônicos podem, eventualmente, apresentar falhas provocadas por condições ambientais de armazenamento. Para acompanhar essa e outras situações e atividades, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui um termo de execução descentralizada com o CTI Renato Archer, que auxilia na avaliação e no constante monitoramento para garantir a integridade das urnas. 

O coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, explica que, em lugares úmidos como o Pará, mesmo que haja o uso de ar-condicionado, podem surgir, em determinados modelos de urnas, as primeiras características de envelhecimento do equipamento. “Algumas degradações ocorrem em função do clima, da alta umidade e da temperatura”, informou. Ele acompanhou, junto ao chefe da Seção de Tecnologia de Urnas Eletrônicas (STUE) do TSE, Ivanildo Soares, a visita da equipe do CTI.

Rafael Azevedo esclarece que o objetivo é prolongar ao máximo a vida útil do equipamento, tornando-o também o mais estável possível nos dias de votação. No futuro, isso pode contribuir para a diminuição do número de urnas de contingência e, consequentemente, economia na aquisição de novas urnas eletrônicas.

Veja mais

Powered by WPeMatico