Especialistas do TSE falaram também sobre ações judiciais eleitorais e mudanças nos critérios de inelegibilidade
No quarto dia do curso “Cobertura das Eleições 2022 e Direito Eleitoral” nesta sexta-feira (26), dois especialistas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) falaram sobre as iniciativas de combate à desinformação, adotadas pela Justiça Eleitoral (JE) e parceiros; ações judiciais eleitorais; e mudanças na legislação com impacto no registro de candidaturas.
Com duração de 15 horas e promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), o curso tem como meta preparar jornalistas e especialistas da área para propagar os conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral. A capacitação é realizada em formato de Ensino a Distância (EaD) e vai até segunda-feira (29).
Combate à desinformação
No primeiro módulo de hoje (26), sobre Desinformação no Processo Eleitoral, o servidor do TSE Vítor Monteiro, integrante da Assessoria de Enfrentamento à Desinformação, falou sobre os impactos das informações falsas no processo eleitoral, as ações adotadas pela JE e os principais desafios para combater essa realidade.
Ele começou a exposição com um panorama da desinformação no processo eleitoral brasileiro e avaliou que hoje vivemos um período de “pós-verdade”, em que fatos objetivos são menos influentes que emoções e crenças pessoais. “Algo provado passa a ter tanta relevância quanto uma opinião pessoal”, observou o servidor.
Powered by WPeMatico
Comentários