Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - TSE apresenta urna eletrônica durante feira de ciência em escola de Santa Maria - 23.09.2022

Em uma iniciativa promovida pelo TSE em parceria com escola local, estudantes também desempenharam o papel de mesários durante votação simulada

“Bom dia, seja bem-vindo! Você pode apresentar seu documento para o primeiro mesário”. Com essas palavras e muita simpatia estampada no rosto, o estudante Arthur Gonçalves, de 6 anos, recebeu os participantes de uma votação simulada na urna eletrônica na manhã desta sexta-feira (23), durante uma feira de ciências na escola 215 de Santa Maria (DF). Na brincadeira, ele desempenhou o papel de mesário, assumindo a função de presidente de seção eleitoral. E, assim como ele, todos os pais e alunos presentes puderam conhecer de perto a máquina de votação que há 26 anos garante eleições limpas e seguras no país.

Essa foi a terceira vez que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi até uma escola com o projeto “Por Dentro da Urna” para que estudantes se familiarizem com o processo eleitoral e conheçam de perto o sistema eletrônico de votação brasileiro. A ação aconteceu durante a feira de ciências da instituição, que teve como tema “Invenções brasileiras”.

Na ocasião, os professores organizaram uma votação simulada na urna eletrônica. Crianças de 6 a 10 anos desempenharam as diversas funções dos mesários, e uma das salas de aula virou, momentaneamente, uma seção eleitoral, onde os próprios alunos e pais fizeram o papel dos eleitores. Durante esta semana, as crianças confeccionaram a própria versão do título de eleitor, que foi usada como identificação na hora de escolher candidatos fictícios.

A professora Simone Silva Costa foi uma das responsáveis por entrar em contato com o TSE para propor a parceria. Ele teve a ideia de realizar a eleição simulada, bem como de expor na feira de ciências a história da urna. Assim, os visitantes encontraram protótipos de modelos novos e antigos confeccionados pelos próprios estudantes. Foram expostos ainda desenhos feitos pelas crianças e cartazes mostrando as principais fake news sobre o processo eletrônico de votação.

Veja mais

Powered by WPeMatico