Reunião com o Chefe da Missão da OEA, Senhor Rubén Ramirez. Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - 26.09.2022

Nesta segunda (26), Rubén Dario Ramírez e outros integrantes da delegação estiveram na sede da Corte Eleitoral, em Brasília

No final da tarde desta segunda-feira (26), o chefe da Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Organização dos Estados Americanos (OEA) que atuará nas Eleições Gerais de 2022, Rubén Dario Ramírez Lezcano, e integrantes da delegação estiveram na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Em reunião com o presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, eles falaram sobre o sistema eletrônico de votação brasileiro e elogiaram o profissionalismo do trabalho executado pela Justiça Eleitoral.

O ministro Alexandre de Moraes reiterou que o Tribunal está aberto para fornecer todos os esclarecimentos necessários aos observadores, que atuarão com total independência e autonomia para definir quais serão os temas a serem acompanhados pela delegação.

Entre os assuntos de interesse dos integrantes da MOE, estão o funcionamento do sistema eletrônico de votação, a totalização (soma) dos votos do eleitorado, a participação de mulheres afrodescendentes na política e a violência política de gênero.

Além do presidente do TSE e do chefe da Missão, participaram da reunião a chefe da Seção de Observação Eleitoral, Brenda Santamaría, e o subchefe da Missão, Ignacio Álvarez. Também estiveram presentes o secretário-geral da Presidência do Tribunal José Levi Mello do Amaral Júnior, o assessor-chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (AIN/TSE), José Gilberto Scandiucci, e o servidor da AIN Tiago Wolff Beckert.

Veja mais

Powered by WPeMatico