Foto: LR Moreira/Secom/Observadores internacionais nas eleições 2022 - 29.09.2022

Segundo painel temático do evento abordou detalhes sobre as urnas eletrônicas e o sistema eletrônico de votação como um todo

No início da tarde desta quinta-feira (29), foi realizado o segundo painel do ciclo de palestras do Programa de Convidados Internacionais para as Eleições Gerais de 2022, que acontece no Hotel Windsor, em Brasília (DF). O evento, que continua até sábado (1º), teve tradução simultânea nos idiomas português, inglês e espanhol e foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no YouTube.

Intitulado “Sistema Eletrônico de Votação”, o painel foi apresentado pelo ministro do TSE Raul Araújo; pelo ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); e pelo secretário de Tecnologia da Informação da Corte Eleitoral, Julio Valente. A moderação foi realizada pelo registrador nacional do Estado Civil da Colômbia, Alexander Vega Rocha.

Contextualização histórica

O primeiro a palestrar foi o ministro Raul Araújo, que fez uma abordagem histórica de como era realizada a votação no Brasil, desde a “República Velha” – quando o país possuía uma população de 14,3 milhões de habitantes, mas somente 800 mil eleitores inscritos –, passando pela Era Vargas, até 1996, quando o sistema eletrônico de votação foi implantado no Brasil.

Veja mais

Powered by WPeMatico