Painel também abordou a presença em cargos eletivos de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIA+
O último painel desta quinta-feira (29) do ciclo de palestras do Programa de Convidados Internacionais para as Eleições Gerais de 2022, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacou as ações afirmativas político-eleitorais para grupos socialmente excluídos no Brasil. O evento acontece até sábado (1º), no Hotel Windsor, em Brasília (DF).
A mesa que discutiu o tema foi mediada pelo advogado e ex-ministro do TSE Joelson Dias e composta pelo corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, pelo juiz da Comissão de Promoção da Igualdade Racial do TSE, Fábio Esteves, e pela assessora de Inclusão e Diversidade do Tribunal, Samara Pataxó.
O ministro Benedito Gonçalves apresentou as ações realizadas pela Corte Eleitoral de incentivo à participação da população negra, dos povos indígenas, de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIA+ na política.
“Ainda hoje permanece na sociedade uma estrutura que dificulta a inclusão desse público nos cargos do Legislativo e no Judiciário. A nossa República, pela Constituição Federal, tem objetivos fundamentais, dizendo que nosso sistema exige que se construa uma sociedade livre justa e solidária. Devemos promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação”, defendeu.
Powered by WPeMatico
Comentários