Quase 1,8 milhão de brasileiras e brasileiros estão envolvidos neste domingo (2) com a missão de garantir que as eleições ocorram de forma segura, ordeira e tranquila em todo o país
Se o Brasil pode se orgulhar por realizar a maior eleição do mundo feita num único dia, é, em grande parte, devido ao trabalho dos quase 1,8 milhão de mesárias e mesários. Em todas as localidades do país, essa multidão de mulheres e homens – dos quais quase a metade são voluntários – dedicam um dia inteiro de trabalho no dia de votação e tempo de treinamento nas semanas que antecedem as eleições para assegurar que as brasileiras e os brasileiros possam escolher representantes e governantes com segurança, ordem e tranquilidade.
Cabe à equipe de mesários, por exemplo, a guarda e a operação dos equipamentos da urna eletrônica no dia da votação. Em seções eleitorais muito remotas, como as localizadas em áreas isoladas da Amazônia profunda ou em outras regiões de difícil acesso, esses colaboradores da Justiça Eleitoral chegam a ficar vários dias envolvidos com essa missão, já que acompanham a urna até esses lugares onde, muitas vezes, só se chega após uma longa viagem de avião, helicóptero ou barco.
Procedimentos
Na seção eleitoral, cabe aos mesários iniciar a urna eletrônica no dia de votação e imprimir a respectiva zerésima, que deverá ser afixada na porta da seção eleitoral. Depois das 17h no fuso-horário de Brasília, também é incumbência dos mesários encerrar o módulo de votação da urna e imprimir as vias do Boletim de Urna que serão afixadas na porta da seção, encaminhadas ao respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e entregues aos representantes dos partidos políticos que a solicitarem.
Powered by WPeMatico
Comentários